DYANDREIA PORTUGAL
Dyandreia Valverde Portugal
Pintora
Cabo Frio, RJ - 19/06/1970
   
 
 
 
 
  
 
 

Dyandreia Portugal

Artista Plástica – Escritora
Dama Comendadora Grão Cruz
Chanceler

Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1970. Casada, é formada em Pedagogia pela UERJ/RJ (com pós-graduação em Pisco-Pedagogia) É Escritora e Artista Plástica.

Dyandreia teve contato com a literatura ainda jovem, quando escrevia pequenos contos, histórias de suspense e romances policiais. Na época da faculdade, desenvolveu a habilidade escrevendo três livros que não chegou a publicar, mas que serviram de base para diversos trabalhos literários. Hoje, além de contos e artigos de jornais publicados, ensaia algumas poesias. Participou de livros como co-autora e de algumas antologias.

Com as artes, Dyandreia teve contato desde criança sob a influência de seu pai, Mario Lourenço Portugal. Este amante das artes sempre levava sua filha a leilões, galerias, feiras de antiguidades, etc. Sua mãe, Marita Valverde Portugal, foi a responsável pela introdução à arte propriamente dita quando, anos mais tarde a levou consigo para o seu primeiro curso de pintura.

Em 2000, voltou para a cena de sua infância quando mudou-se para Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos/RJ, para cuidar dos negócios da família. Deste tempo em diante, começou a observar a região de forma diferente, com percepções e sentidos que testou em suas telas. “Hoje, a arte faz parte de minha vida de forma integral, aproximando-me de Deus. Sem a arte, eu não poderia me expressar completamente.”

Dyandreia é adepta ao estilo impressionista, utiliza a técnica óleo sobre tela, trabalhando com tinta gorda, para alcançar volume e textura nas suas obras. Busca retratar a natureza como seus olhos podem captá-la, com toda a região servindo de fonte de inspiração.
Além das exposições individuais (nacionais e internacionais), participou de vários Salões renomados e tradicionais exposições, ganhando menções honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como melhor obra do Salão. Já participou também, como Convidada de Honra e Jurada. Ganhou ainda, outorgas especiais, como Medalhas de Mérito Cultural e Cívicos. Além de Acadêmica, é Comendadora e Chanceler. É Representante da FALASP na Cidade de Arraial do Cabo/RJ. Está catalogada em vários anuários e publicações. E é citada, frequentemente, na mídia escrita e televisionada de sua região.

Associada as seguintes Entidades:

1 – Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA/RJ

2 – Associação Fluminense de Belas Artes – AFBA/Niteroi - RJ - (Membro da Diretoria)

3 – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD/RJ - (Membro da Diretoria)


Acadêmica das Seguintes Academias:

1 - Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP/RJ (Membro da Diretoria)
2 - Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - AACLIG/RJ
3 - Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALeART/RJ
4 - Academia de Letras e Artes Paranapuã – ALAP/RJ
5 - Academia de Letras da Mantiqueira – Águas de Lindóia/SP
6 - Academia Itapirense de Letras e Artes – Itapira/SP


Títulos, Outorgas e Premiações Especias:

• Da Associação Fluminense de Belas Artes – AFBA:
- A “Medalha de Mérito Cultural Belas Artes”
- A “Comenda Fluminense Belas Artes”
- O Título de “Chanceler da AFBA para Região do Lagos/RJ”.


• Da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais – ABD:
- A “Grande Medalha de Mérito Cultural Waldemar da Silveira”
- A “Grande Medalha de Mérito Cultural Benedito Luizi”
- A “Comenda de Artes Visuais e o Grande Colar de Ouro ABD”
- O Título “Comendadora Grande Oficial Faixa Grande”.
- A “Comenda Colar de Ouro Grão Cruz”, a maior honraria da ABD.


• Da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP
- A “Medalha da Ordem do Mérito Cívico Maria Quitéria”
- A “Medalha da Ordem do Mérito Cultural e Empreendedor da Aviação e Navegação Aero-Espacial Albert Santos Dumont”
- A “Insígnia da Ordem do Mérito Histórico Pero Vaz de Caminha”
- A “Comenda do Mérito Presidente Juscelino Kubtischek”, no Grau de Comendadora.
- A “Medalha Palmas Acadêmicas” da Ordem Honorífica Cultural Brasil França no Ano de 2009.
- A “Medalha Ordem do Mérito Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon”
- A “Medalha de Mérito Cultural Thomé de Souza”
- A “Medalha de Mérito Cultural Anita Garibaldi”
- A “Medalha de Mérito Cultural Yolanda Penteado” no Grau de Dama Comendadora
- A “Representatividade Municipal da FALASP para a Cidade de Arraial do Cabo”
- A “Medalha da Ordem do Mérito Pero Vaz de Caminha” nas relações Culturais Brasil – Portugal no Grau de Dama Comendadora.


• Da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande:
- O Título de “Chanceler da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande para Cidade de Arraial do Cabo”.


• Da Academia Maçônica de Artes Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro
- A “Medalha Major Portugal de nº 287”, Comemorativa dos 200 Anos da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
- A “Medalha do Mérito Brava Fibra de Herói Maj. Eng. EB João Baptista de Castro Moraes Antas, da Ordem do Mérito Pumart de Honra”, no Grau de Cavaleira Mor.

• Da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos:
- A “Medalha Virgílio de Castro”, de reconhecimento Artístico e Cultural.

• Do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói:
- A “Medalha Grandjean de Montingny” em Comemoração ao Ano da França no Brasil.

• Diversos:
1 - Recebeu o “Diploma de Honra ao Mérito Essas Mulheres Maravilhosas” da Coluna Social Destaque/SP, de Raymundo Nonato, por reconhecimento profissional e atuação no exercício de sua atividade, com êxito e sucesso no ano de 2008.

2 - Foi Homenageada, por duas vezes, pela Coluna Social e Programa “By Company” (TVS Brasil) com Laércio Baroni, com matéria de Grande repercussão.
(http://colunasocialcombarone.blogspot.com/)
(http://colunasocialcombarone.blogspot.com/2009/06/dyandreia-valverde-portugal-artista.html)

3 - Foi Homenageada pela “Coluna de Doroty Dimolitsas”, com grande retrospectiva de carreira, em no Jornal “o Rebate”.
(http://orebate-dorotydimolitsas.blogspot.com/2009_09_01_archive.html)

4 – Possui seu nome citado em diversos jornais e revistas e participou de diversos programas de Rádio e TV, falando sobre arte e cultura:

* TV: Programa “Estilo com Penha Acioly” (Lagos TV); “Festa de Raiz” com Carlos Ernesto (Cabo Frio TV – Canal 10); Programa “Bem Vindos ao Paraíso” com Tony Fonseca (Canal 7 - LG TV); Reportagens com Ariel Villa Nova (TV Litoral FM); Programa Cultural “Mulheres Bem Sucedidas” com Márcia Vignoli (TV Jovem).

* Rádio: Programa Iva Maria (Rádio Sucesso FM); Programa Barreto Jr. (Rádio Ondas FM); Programa Ademilton Ferreira (Rádio Litoral FM).
* Jornais: Jornal de Sábado; Jornal InterPress; Jornal O Regional; Jornal A Shama; Jornal Noticiário dos Lagos; Lagos Jornal; Jornal The World, Jornal O Resumo e a Folha de Niterói.

* Revistas: Revista Caras, nº 32 da Edição 822; Revista Cidade nº 58; Revista Consulte, Arte, Decoração e Arquitetura - Ano XVIII, Nº50; Juiz de Fora em Revista, Shopping e Marketing, Revista VBS e Revista Caras nº 47 da edição 837.

5 – Recebeu a homenagem “Destaque Brasil 2009” da Coluna Social Destaque/Taubaté-SP, de Raymundo Nonato, por reconhecimento profissional e atuação com ética no exercício de sua atividade, com destacada participação com êxito e sucesso no ano de 2009.

6 – Foi convidada para participar de eventos da Câmara Brasileira de Cultura, do CICESP, do Instituto Cultural da Fraternidade Universal a diversos eventos da CONFALB.
.


Trabalhos ligados às Arte e a Literatura:

1- Sua Obra “Pôr-do-sol com Ilha dos Franceses” foi utilizada como tema de cartões de Natal de Empresa de Grande Porte.

2 – Foi convidada para compor, com suas obras, o designer interior dos apartamentos de lançamentos de Grande Construtora da Região.

3 – É Colunista Social e Cultural do Jornal “FOCO LAGOS”, com distribuição em toda a Região dos Lagos e Norte Fluminense.

4 – Sua obra é capa do livro “Antologia Alimento da Alma – Vol. II”, da editora All Print, com lançamento na Bienal do Livro do RJ, em Set/09. E “Antologia Alimento da Alma – Vol III, a ser lançado na Bienal do Livro de São Paulo, em 2010. Além de suas obras na capa, participou ainda como poetisa das obras citadas

5 – Participou do time de escritoras do Livro “Nós, Mulheres – Vol. 8”, da Editora Oficina do Livro, com lançamento na Daslu, em São Paulo, em Nov/09.

6 – Sua obra “Praia dos Anjos Convida a Passear” foi contra capa da “Antologia Del`Secchi, Volume XIX”, a ser lançada em Vassouras/RJ em 2010.

7 – Participou como coautora do Livro “Receitas de Cozinha – Vol.II” da Editora Oficina do Livro, a ser Lançado em 2010.

8 - Foi convidada a decorar, com suas obras, o Gabinete do Prefeito da Cidade de Búzios – Região dos Lagos/RJ.

9 – Foi convidada a participar como Colunista Cultural Correspondente do Jornal da Associação Fluminense de Jornalistas de Niterói/RJ.

10 – É curadora do “Espaço Foyer Cultural” do Teatro Municipal de Cabo Frio, apresentando, quinzenalmente, exposições individuais de artes plásticas dos Artistas da Região e de outras cidades do Brasil.

11 – Sua obra doada ao acervo do Teatro Municipal de Cabo Frio, que retrata a arquitetura externa do Teatro, é utilizada como ilustrações de divulgações do Teatro como, cartões, cartazes e folhetos.
Catalogada nas Seguintes Publicações de Artes:

- Anuário Brasileiro de Artes Plásticas CONSULTE – VOL VII
Catalogada no Anuário com a Obra “O Marco da Chegada de Américo Vespúcio na Região dos Lagos”, com lançamento na Pinacoteca do Estado.
São Paulo – SP – Novembro de 2008

- Catálogo Gallery Art Brazil Vol.II
“Catalogada no Livro com as obras “Fim de Tarde na Praia do Pontal”, “O Farol e o Horizonte”, “Fenda de Nossa Senhora” e ‘A Gruta Azul”, com lançamento na Livraria Cultura de Brasília.
Brasília – DF – Junho de 2009

- Anuário Brasileiro de Artes Plásticas CONSULTE – VOL VIII
Catalogada no Anuário com a Obra “O Farol da Ilha”, com lançamento na Pinacoteca do Estado. São Paulo – SP – Novembro de 2009

- Amazônia Tesouro da Vida – World Art Foundation 2009
Catalogada com a obra “Heliocônia da Floresta Amazônica” ao lado da Poesia de Tamara Mello e Souza, com organização de Dorée Camargo Corrêa. Com lançamento no Iate Clube do Rio de Janeiro – Novembro de 2009.


Obras nos Seguintes Acervos Oficiais:

1 – Teatro Municipal de Cabo Frio - RJ
2 – Secretaria de Cultura de Cabo Frio - RJ
3 - Casa de Cultura Charitas em Cabo Frio - RJ
4 – Clube Naval do Rio de Janeiro - RJ
5 – Gabinete do Prefeito da Cidade de Armação dos Búzios - RJ
6 – Academia de Letras de da Mantiqueira – SP
7 – Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP – RJ
Participações, Exposições, Salões e Premiações (Resumo apenas dos dois Últimos Anos):

1 - 16º Salão do Mar do Clube Naval
Sede Social do Clube Naval
Rio de Janeiro/RJ - Abril de 2008

2 - XIX Mostra de Artes do IEAPM
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Espaço Cultural Amazônia Azul
Arraial do Cabo/RJ - Maio de 2008

3 - Exposição Maré Arte, em comemoração ao 20º aniversário de Emancipação Política Administrativa da Cidade de Arraial do Cabo
Espaço Cultural Manoel Camargo
Arraial do Cabo/RJ - Maio de 2008

4 – VI Salão de Artes Plásticas da Escola de Guerra Naval
Auditório/Biblioteca da Escola de Guerra Naval
Rio de Janeiro/ RJ - Maio de 2008
►Menção Honrosa para a obra “Ilha do Farol em Arraial do Cabo”

5 – 1º Intercâmbio Cultural de Belas Artes MINAS/RJ 2008
Fundação Manhuaçuense de Cultura
Manhuaçú/ MG – Junho de 2008

6 – 5º Salão de Artes Plásticas da Academia de Meio Ambiente
Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho – TRT
Rio de janeiro/RJ – Junho de 2008
►Medalha de Bronze para a obra “Domingo na Praia do Forno”

7 – Gincana de Artes: “Pintando Iguaba Grande”, em comemoração ao
13º Aniversário de Emancipação Política Administrativa da Cidade de Iguaba Grande
Esporte Clube Palmeiras
Iguaba Grande/RJ – Junho de 2008

8 – VII Salão Oficial de Inverno da AFBA
Sede da Associação Fluminense de Belas Artes
Niterói/RJ – Julho de 2008
►Medalha de Prata para a obra “O Farol e o Horizonte”

09 – Salão da Amizade Parthenon e AFBA
Parthenon Centro de Arte e Cultura
Niterói/RJ – Julho de 2008

10 – XII Salão de Artes “Brasil Portugal + 500 Anos de Brasilidade”
Casa das Beiras – Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP
Rio de Janeiro/RJ – Julho de 2008
►Menção Honrosa para a obra “Pesca de Arrastão na Praia Grande”

11 - II Exposição “Arte na Praça” – Festival de Inverno de Artes de Araruama
Tenda do Saber Bernardinho
Araruama/RJ – Agosto de 2008




12 – VIII Salão de Artes Plásticas da Escola Superior de Guerra
Fortaleza de São João
Rio de Janeiro/RJ – Agosto de 2008
►Menção Honrosa para a obra “Praia do Pontal”

13 – VII Salão Oficial de Artes e Poesias da AFBA
Sede da Associação Fluminense de Belas Artes
Niterói/RJ – Agosto de 2008
►Medalha de Ouro para a obra “Fenda de Nossa Senhora”

14 – IV Salão de Artes Plásticas ABD e AMAN
Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e Academia Militar das Agulhas Negras
Círculo Militar das Agulhas Negras (CIMAN)
Resende/RJ – Agosto de 2008
►Medalha de Ouro para a obra “Gruta Azul”

15 – XII Salão de Artes Plásticas Feirense/ABD
Salão Nobre do Clube Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria
Rio de Janeiro/RJ – Setembro de 2008
►Medalha de Ouro para a obra “O Farol e o Horizonte”

16 - Encontro Mundial da Pintura ao Ar Livre
Lagoa Rodrigo de Freitas
Rio de Janeiro/RJ – Setembro de 2008

17 - V Salão de Artes Plásticas da Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Saquarema/RJ – Setembro de 2008
►Medalha de Prata para a obra “Domingo na Praia do Forno”

18 - XVI Salão Nacional de Artes Plásticas da Primavera
Casa de Cultura Adolfo Bloch
Teresópolis/RJ – Setembro de 2008

19 - Exposição de Artes Plásticas Vivências com
Reinaldo Caó e a Cia de Novos Artistas da Região dos Lagos
Teatro Municipal de Cabo Frio
Cabo Frio/RJ – Setembro de 2008

20 – II Salão de Artes de Araruama – Tema: A Natureza nas Mãos do Artista
Tenda do Saber Bernardinho
Araruama/RJ – Setembro de 2008
►Medalha de Prata para a obra “Bromélias da restinga de Arraial do Cabo”

21 - 39º Salão de Belas Artes do Clube Naval
Sede Social do Clube Naval
Rio de Janeiro/RJ - Setembro de 2008

22 - VII Salão Oficial de Primavera da AFBA
Sede da Associação Fluminense de Belas Artes
Niterói/RJ – Setembro de 2008
►Medalha de Ouro para a obra “Helicônias da Casa da Angélica”

23 – III Salão de Artes de Araruama – Tema: Coisas do Interior
Parque de Exposições de Araruama
Araruama/RJ – Setembro de 2008
24 – Mostra FEIRART – Feira de Arte, Moda e Decoração – Cabo Frio Mídia
Casa dos 500 Anos de História
Cabo Frio/RJ – Setembro de 2008

25 - Exposição Arte e Poesia
Centro Cultural Suassuna
Rio de Janeiro/RJ – Outubro de 2008
26 – 6º Salão de Artes da ADESEG “O Brasil e Suas Formas de Arte e Cultura”
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra
Centro Cultural da Justiça do Trabalho – TRT
Rio de Janeiro/RJ – Outubro de 2008
►Medalha de Prata para a obra “Marco da Chegada Américo Vespúcio”

27 - III Salão de Artes Plásticas Nova Friburgo Country Clube e ABD
Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais
Salão de Exposições do Nova Friburgo Country Clube
Nova Friburgo – RJ – Outubro de 2008
►Medalha de Ouro para a Obra “O Farol da Ilha”

28 – VII Salão de Artes “Brasil seus Tipos e Regiões” da AFBA
Sede da Associação Fluminense de Belas Artes
Niterói/RJ – Outubro de 2008
►Troféu de Melhor Obra do Salão para a obra “Recolhendo a Rede ao Amanhecer”

29 - Exposição Individual “Recantos e Encantos de Arraial do Cabo”
Sala de Exposições José de Dome
Arraial do Cabo/ RJ – De 14/11/2008 à 05/01/2009

30 - VII Salão de Artes Plásticas ABD e Clube Comary
Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais
Salão Nobre de Exposições do Clube Comary
Teresópolis – RJ – Novembro de 2008
►Troféu Especial para a Obra “Índio Xamânico”

31 - VII Salão Oficial Comemorativo do Aniversário de Niterói - AFBA
Câmara Municipal de Vereadores de Niterói
Niterói/RJ – Novembro de 2008
►Medalha de Ouro para a obra “Baianas Rumo a Escadaria do Bonfim”

32 – I Exposição Coletiva de Artes Plásticas da Galeria Dell’ Arte
Sede da Galeria no Shopping Cidade Copacabana – Copacabana
Rio de Janeiro/RJ – Novembro de 2008

33 - IV Salão de Artes Plásticas do IEAPM
Instituto De Estudos Do Mar Almirante Paulo Moreira
Espaço Cultural Amazônia Azul
Arraial do Cabo/RJ – Dezembro de 2008

34 - IV Salão Especial de Artes Plásticas ABD e Museu Militar Conde de Linhares
Museu Militar Conde de Linhares
Rio de Janeiro/RJ – Dezembro de 2008
►Medalha de Destaque Cultural para a obra “Índio Xamânico”



35 – Exposição Individual “Recantos e Encantos de Arraial do Cabo”
Teatro Municipal de Cabo Frio
Cabo Frio/ RJ – De 06/01 à 26/01/2009

36 – Participação no Espetáculo “Projeto Domingo com Arte no Teatro” com Doação de Obras de Artistas Plásticos, para o Acervo interno do Teatro Municipal de Cabo Frio
Teatro Municipal de Cabo Frio

Cabo Frio/RJ – Dia 27/01/09
►Obra Doada: “O Teatro Abre as Portas para a Arte”

37 – III Salão de Artes Plásticas ABD e Forte de Copacabana
Auditório Santa Bárbara do Forte – Forte de Copacabana
Rio de Janeiro/RJ – Fevereiro de 2009
►Medalha Homenagem Especial para obra “O Mar esta para Lula”

38 – VIII Salão Oficial em Homenagem ao Artista Antonio Parreiras - AFBA
Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói
Niterói/RJ – Março de 2009
►Troféu Convidado de Honra com as Obras “O Mar esta para Lula” e “Por do Sol na Praia Grande”

39 – VI Salão de Artes Plásticas ABD e Clube Comary de Rio das Ostras
Sede do Clube Comary em Rio das Ostras
Rio das Ostras/ RJ – Março de 2009
►Medalha de Ouro para a obra “Prainha dá as boas vindas”

40 - 6º Salão de Artes do Meio Ambiente
Museu Histórico do Forte de Copacabana
Rio de Janeiro/RJ – Março de 2009
►Medalha de Prata para a Obra “O Canto da Baleia”

41 – 1º Salão de Artes Plásticas Ass. Aposentados e Pensionistas de Cabo Frio
Sede da Associação APCF
Cabo Frio/RJ – Abril de 2009
►Medalha de Menção Honrosa para a Obra “Marco da Chegada Américo Vespúcio”

42- Exposição Em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Câmara Municipal de Vereadores de Araruama
Araruama/RJ – Março de 2009

43 - I Salão de Artes Plásticas ABD e DPHDM
Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha
Museu Naval
Rio de Janeiro/RJ – Abril de 2009
►Medalha de Homenagem Especial para a Obra “Pôr-do-sol na Praia Grande”

44 - 17º Salão do Mar do Clube Naval
Sede Social do Clube Naval
Rio de Janeiro/RJ - Maio de 2009

45 – Mostra Internacional de Arte Contemporânea – MundiArt
Galeria do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos
São Gonçalo/RJ – Maio de 2009



46 – Exposição Vilar das Artes
Realização Nossa Galeria de Arte – NG Arte Produção Cultural
Ministério da Fazenda do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro/RJ – Maio de 2009

47 – VIII Salão Oficial Brasil, Seus Tipos e Regiões – AFBA
Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói
Niterói/RJ – Maio de 2009
►Troféu Convidada de Honra com as Obras “Aguardando para Trabalhar” e “Praia Brava”

48 - 5º Salão de Miniaturas Atelier Pinte Conosco e Academia ALeART
Sede da Casa Rosada Pousada e Espaço Cultural
Cabo Frio/RJ – Junho de 2009
►Medalha de Prata com a obra “Rochedos da Praia Grande”

49 - Exposição Gallery Art Brazil 2009
Galeria de Arte da LBV
Brasília/ DF – Junho de 2009

50 – I Exposição Coletiva Consulte 2009
Galeria Mali Villas Boas
São Paulo – SP – Julho de 2009

51 – I Salão de Artes Plásticas da ABD e Casa de Cultura de São Pedro D´Aldeia
Casa de Cultura Manoel Joaquim dos Santos
São Pedro D´Aldeia/RJ – Julho de 2009
►Participação como Presidente de júri e como Convidada de Honra com a Obra “Indo Rezar”

52 -2º Mostra Internacional de Arte Contemporânea – MundiArt 2º Edição
Galeria do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos
São Gonçalo/RJ – Agosto de 2009

53 – Mostra de Artes “Meio a Meio Artes em Exposição”
Cambridge Arthouse
São Paulo – Agosto de 2009

54 – V Salão de Artes Plásticas ABD e AMAN
Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e Academia Militar das Agulhas Negras
Círculo Militar das Agulhas Negras (CIMAN)
Resende/RJ – Agosto de 2009
►Medalha de ouro com a obra “Igreja Nossa Senhora dos Remédios”.
►Medalha de Bronze na Categoria Criatividade, pelo Juri da AMAM

55 – Exposição de Artes Plásticas dos Acadêmicos da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos - ALeART”
Sala de Exposição José de Dome
Arraial do Cabo/RJ – Agosto de 2009
►Participação como Convidada de Honra com as Obra “O Canto da Baleia” e “Praia dos Anjos Convida para Passear”

56 – Mostra de Primavera “Perfume e Cores – Primavera em Exposição”
Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Jacareí- São Paulo – Setembro de 2009

57 – 40º Salão de Belas Artes do Clube Naval
Sede Social do Clube Naval
Rio de Janeiro/RJ - Setembro de 2009

58 - Encontro Mundial da Pintura ao Ar Livre- 2009
Jardim de Alah
Rio de Janeiro/RJ – Setembro de 2009
59 – Exposição “Resultados do Encontro Mundial da Pintura ao Ar Livre”
Sociedade Brasileira de Belas Artes - SBBA
Rio de Janeiro/RJ – Setembro de 2009

60 - Exposição Comemorativa pelo 13º Aniversário da AAPDC – 12º Mostra da Primavera
Associação de Artistas Plásticos de Duque de Caxias
Salão de Exposições do Instituto Histórico
Duque de Caxias/RJ – Setembro de 2009
►Participação como Convidada Especial com a Obra “Prainha dá às Boas - Vindas”

61 – Exposição Individual da Artista Plástica Elizabeth Franco, sob o Tema “A Natureza Aldeense”
Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos
São Pedro D`Aldeia/RJ – Setembro de 2009
►Participação como Convidada Especial com a Obra “Índio Xamânico”

62 – II Salão de Artes Plásticas ABD e Petrópolis
Centro Cultural Raul de Leoni
Petrópolis – RJ – Outubro de 2009
►Participação como Convidada de Honra com a Obra “Pórtico Visto da Antiga Salina”

63 - V Encontro UFF: Exposição Coletiva Itinerante - Laboratório Horto-Viveiro (LAHVI) do Departamento de Biologia da Universidade Federal Fluminense - UFF
Tema: O Olhar do Artista sobre o Meio Ambiente, com a participação de artistas de 13 municípios diferentes do Rio de Janeiro
Período: Outubro a Dezembro
Participação:
1º - Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu (Casimiro de Abreu/RJ)
2º - Biblioteca Central do Gragoatá ( Niterói/RJ)
3º - Praça Juscelino Kubitscheck (Teresópolis/RJ)
4º - Pavilhão da FENART ( Miguel Pereira/RJ)
►Participação com a Obra “Pesca de Arrastão na Praia Grande”, demonstrando a atividade em extinção devido à pesca predatória.

64 – Exposição Coletiva “Acadêmicos ALeART”
Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos
Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio
Cabo Frio/RJ – Outubro de 2009

65 - Exposição de Artes Plásticas dos Artistas Cabistas
Sala de Exposição José de Dome
Arraial do Cabo/RJ – Outubro de 2009
►Participação Especial com a Obra “Praia Grande com Cachoeira”

66 - 1º Encontro de Artistas Brasileiros e Argentinos ABD em Buenos Aires
El Centro Cultural Borges – Galeria Pacífico
Buenos Aires/ Argentina – Outubro de 2009


67 - XIII Salão de Artes Plásticas Feirense/ABD
Salão Nobre do Clube Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria
Rio de Janeiro/RJ – Outubro de 2009
►Medalha de ouro com a obra

68 – 2º Intercâmbio Cultural de Belas Artes MINAS - RJ - 2009
Fundação Manhuaçuense de Cultura
Manhuaçú/ MG – Novembro de 2009
69 – Exposição Coletiva Itinerante “Água”
Exposição Itinerante com um Grupo de Artistas Plásticos Brasileiros do Orkut, com o lema: “Somos as Somas de Nossas Decisões” e unidos em prol do objetivo analítico e cultural, com a temática: “Água, a fonte de vida e seus desperdícios”. Com 20 Exposições realizadas, até o momento.
Participação:
18ª - Teatro Municipal Luiz Gonzaga – Jandira/SP
19ª- Portal Ecológico de Jandira – Jandira/SP
20ª – Parque Chico Mendes – Osasco/SP
21º - Shopping Osasco Plaza – Osasco/SP
►Participação com as Obras “Ilha do Faro em Arraial do Cabo” e “ Recolhendo a Rede ao Amanhecer”

70 – 3º Mostra Internacional de Arte Contemporânea – MundiArt 3º Edição
Galeria do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos
São Gonçalo/RJ – Novembro de 2009

71 – Exposição Coletiva Itinerante Raízes – As Influências Afro/Brasileiras, desde a História ao Contemporâneo
1º - Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos
São Pedro D`Aldeia/RJ – Novembro de 2009
2º - Casa de Cultura
Iguaba Grande/RJ – Fevereiro de 2010

72 - Exposição “Jornada Cultural – 2 Anos de ARTPOP”
Em Comemoração ao segundo aniversário da Academia de Artes de Cabo Frio
Morada do Samba
Cabo Frio/RJ – Novembro de 2009

73 - I Salão de Artes Plásticas ABD e Casa Histórica do Marechal Deodoro da Fonseca
Casa Histórica do Marechal Deodoro da Fonseca
Rio de Janeiro/RJ – Novembro de 2009
► Participação como Convidada de Honra

74 - Exposição Individual “Visões do Paraíso”
Igreja Messiânica Mundial – Tijuca RJ
Rio de Janeiro/RJ – Novembro de 2009

75 – 10º Salão de Artes do CIAGA- Marinha do Brasil
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Rio de Janeiro/RJ – Novembro de 2009
►Menção Honrosa com a obra “Rochedos do Mar”
76 - V Salão de Especial de Artes Plásticas ABD - Museu Militar Conde de Linhares
Museu Militar Conde de Linhares
Rio de Janeiro/ RJ – Dezembro 2009
►Medalha Homenagem Especial do Júri do Museu Militar para a obra “Plantação de Tomates”

77 - 1º Encontro Estadual de Letras e Artes da Região dos Lagos
Praça Porto Rocha – Cabo Frio
Dezembro de 2009

78 – VIII Salão Comemorativo ao Aniversário da Cidade de Niteroi – AFBA
Câmara Municipal de Niteroi/ - Dezembro de 2009
►Participação como Convidada de Honra

79 – Exposição Individual “Visões do Paraíso”
Teatro Municipal de Cabo Frio
Cabo Frio/RJ – Dezembro de 2009

80 - II Salão de Artes Plásticas da ABD e Casa de Cultura de São Pedro D´Aldeia
Casa de Cultura Manoel Joaquim dos Santos
São Pedro D´Aldeia/RJ – Janeiro de 2010
►Participação como Presidente de júri e como Convidada de Honra com a Obra “Praia Grande com Cachoeira”

81 – Exposição Coletiva Araruama 101 Anos
Salão Iconográfico do Teatro Municipal de Araruama
Araruama/RJ – Fevereiro de 2010



Individuais Agendadas para 2010:

Espaço Cultural Petrobrás – Macaé
Infraero - Aeroporto Santos Dumont - RJ
Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos – São Pedro D`Aldeia
www.dyandreia.com.br




 
 
 
® Hall Brasil - Todos os direitos reservados - criado e desenvolvido - smudss art web